27 a 29 de setembro de 2016
Jataí - GO
UFG - Câmpus Cidade Universitária
ISSN 21781281
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07. Novas tecnologias no ensino de história: games/jogos eletrônicos e suas possibilidades para a educação histórica.
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07. Novas tecnologias no ensino de história: games/jogos eletrônicos e suas possibilidades para a educação histórica.


Coordenadores: Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho (Professor Adjunto no curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins - Campus Arraias-TO).
                        Profª. Msc. Thálita Maria Francisco da Silva

 

Ementa: 

Esse minicurso pretende discutir as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) no ensino de História. Para tanto, abordaremos a concepção de novas tecnologias dentro do contexto social e cultural da contemporaneidade e suas apropriações no processo ensino aprendizagem na Educação Básica. Em um segundo momento, discutiremos as perspectivas educacionais que pretendem renovar o ensino de História paralelamente aos debates referentes a utilização das NTICs. Frente a apropriação das novas tecnologias no ensino, debateremos a utilização dos games no ensino de História dentro de uma dicotomia: “games pedagógicos” e games oferecidos pelo mercado. Temos o intuito de debater as possibilidades da relação entre as novas tecnologias e o ensino, ou seja, discutiremos a utilização dos games/videogame e as abordagens voltadas para a Educação Histórica.

 

Forma de  desenvolvimento do curso e Programão: 

  • 1º dia: Faremos um breve histórico sobre pesquisas e utilização de jogos eletrônicos e jogos pedagógicos no ensino no contexto mundial e as perspectivas de sua utilização para a Educação Histórica.
  • 2º dia: Discutiremos as perspectivas educacionais para renovação do ensino de História e a utilização das NTICs.
  • 3º dia: Faremos uma exposição sobre como trabalhar com jogos eletrônico como objeto de pesquisa, e em seguida, sua utilização didática no ensino de História na Educação Básica.

Objetivo: 

O objetivo deste Minicurso é o diálogo sobre a utilização dos jogos eletrônicos como objeto de pesquisa no campo da investigação histórica, assim como, sua apropriação no campo do ensino de História.

 

Bibliografia Básica: 

ALVES, L. Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.1(2); p. 3-10, Novembro, 2008. Disponível em: <http://eft.educom.pt>. Acesso em 05 jan. 2015.

ALVES, Lynn; TELLES, Helyom Viana.  Ensino de História e Videogame: Problematizando a Avaliação de Jogos Baseados em Representações do Passado. In: XI Seminário SJEEC: Jogos eletrônicos-Educação-Comunicação. 2015, Salvador. Disponível em <http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario-jogos/files/R26SJEEC2015.pdf> Acessado em 09 dez. 2015.

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SANTOS, Chistiano Brito Monteiro dos. Medal of Honror e a Construção da Memória da Segunda Guerra Mundial. (Dissertação) Niterói, 2009. Universidade Federal Fluminense. Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Programa de Pós-Graduação em História. 128p.

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