
 

 

TELEVISÃO E EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA 

 

 

Eduardo Amando de Barros Filho 

 

 

RESUMO 

O surgimento da televisão na América Latina ocorreu entre as décadas de 1950 e 1960. 

Independente do modelo televisivo hegemônico em cada país, a função social da televisão e seu 

papel educativo sempre foram discutidos. Durante o desenvolvimento da televisão, a América 

Latina passava por um momento de aumento populacional e de sérios problemas relativos a 

educação, com elevados índices de analfabetismo. Diante desse quadro, a televisão 

apresentava-se como uma opção de grande potencial para estimular e desenvolver social e 

culturalmente os cidadãos latino-americanos. Portanto, este texto tem como objetivo analisar 

historicamente como a educação pela televisão se apresentou na América Latina, fazendo, na 

medida do possível, um contraponto com países europeus e com os Estados Unidos. Pois, na 

América Latina, a educação pela televisão se apresentou como um elemento de expansão da 

rede escolar, multiplicadora das oportunidades de aprendizado e veículo de formação social.  

 

PALAVRAS-CHAVE: América Latina. Televisão. Educação. 

  

 

O surgimento da televisão na América Latina ocorreu entre as décadas de 1950 e 1960. 

Independente do modelo televisivo hegemônico em cada país, a função social da televisão e seu 

papel educativo sempre foram discutidos. Para muitos, a televisão seria possuidora de um 

significativo potencial educativo, aparentemente maior que o do rádio e do cinema. Com 

relação ao primeiro, a vantagem estaria nas imagens. Com relação ao segundo, residiria no fato 

de os televisores se encontrarem nos lares dos cidadãos.  

Quando a televisão na América Latina estava sendo concebida, os modelos televisivos 

em atividade eram o comercial norte-americano, o público da Europa Ocidental e o de governo 

da URSS. Os modelos televisivos, norte-americano e europeu, foram marcados por diferenças 

significativas nas primeiras décadas de suas existências. Apesar de Inglaterra, Alemanha, 

França e Estados Unidos estarem à frente na criação dos primeiros modelos televisivos de 

transmissão durante o entre guerras, a intensificação das emissões televisivas e o 

estabelecimento de modelos de TV se deram a partir do segundo pós-guerra, momento em que 

a televisão passava a se infiltrar nos lares, consequência do aumento de sua atratividade e de 

                                                           
 Doutorando em História pela Faculdade de Ciências e Letras - FCL - UNESP/Assis. Bolsista Capes.  



2 
 

 
 

seu desenvolvimento técnico. Após 1945, os Estados Unidos tomaram a dianteira, pois saíram 

menos enfraquecidos da guerra, seguidos de Inglaterra, Alemanha e França. 

 Nos Estados Unidos o setor era caracterizado pelos canais serem propriedades do 

governo e operados pela iniciativa privada sob o regime de concessão, como acontecera 

anteriormente com o setor radiofônico. A primeira emissora televisiva comercial do mundo a 

entrar em operação foi a norte-americana Nacional Broadcasting Company (NBC), então 

subsidiária da RCA-Victor, com transmissões regulares desde abril de 1939. A principal 

característica da televisão estadunidense era a grande influência da indústria da propaganda, 

fazendo com que as emissoras buscassem grandes audiências de potenciais consumidores, 

atraindo verbas do mercado publicitário. A programação das emissoras norte-americanas 

priorizavam o entretenimento e notícias, tendo um papel cultural bastante limitado e mantendo-

se afastada dos meios universitários e intelectuais. 

O contrário aconteceu na Europa, onde o modelo público e “pedagógico-elitista” ou 

“popular-ambicioso” fora proposto desde o início da televisão e marcou o desenvolvimento do 

meio, sobremaneira na Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália e Países Baixos. A Grã-

Bretanha inicia suas transmissões com a British Broadcasting Corporation (BBC) em 2 de 

novembro de 1936. A BBC se tornaria o a televisão pública mais conhecida no mundo e 

considerada como a de mais elevado nível de qualidade. Mas que sua tradição, a rede se tornou 

um fenômeno de audiência no Reino Unido. Como corporação pública, ela teria como objetivo 

produzir programas que, ao mesmo tempo, entretenham, eduquem e informem, além da diretriz 

de que suas produções sejam livres de interesses comerciais e de tendências políticas. Sua 

autonomia, em grande parte, é favorecida pela forma de arrecadação e de gerenciamento 

público, com participação consistente de setores sociais envolvidos ou ocupados com a 

comunicação social. A BBC é financiada por uma taxa anual cobrada por residência com 

televisor, além de outras fontes de renda, como a venda de suas produções. (JEANNENEY, 1996, 

221-49). 

Na Alemanha Ocidental a organização da radiodifusão teve como principais referências 

a BBC, com relação a princípios e missão do serviço público, e o sistema de mídia dos Estados 

Unidos, no que tange a distribuição descentralizada e federativa. O sistema de radiodifusão 

alemão foi direcionado pelos “aliados”, notadamente Estados Unidos e Inglaterra, pois o país 



3 
 

 
 

estava em reconstrução após a Segunda Guerra Mundial. Centrado no princípio de 

independência perante o governo e distribuição regional, foram criadas duas corporações que 

serviram de base para o desenvolvimento do sistema televisivo alemão, a Arbetitsgemeinschaft 

der öffentlich-recht-lichen Rundfunkanstalten der Bundes-republik Deutshland (ARD) e 

Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF). Estas instituições são independentes entre si, sendo a 

primeira ligada aos governos estaduais e a segunda ao federal. Entretanto, elas desenvolveram 

uma série de atividades conjuntas, incluindo operação de emissoras e produção de programas. 

O sistema televisivo alemão era financiado através da cobrança de uma taxa paga pelos cidadãos 

e de veiculação de anúncios publicitários desde que respeitando as restrições legais 

(VALENTE, 2009, p. 47-62). A originalidade estrutural da televisão alemã foi sua constituição 

“de baixo pra cima” a partir de emissoras regionais (JEANNENEY, 1996, p. 249). 

Na França, a televisão desenvolveu-se em um ritmo mais lento que a britânica e a alemã, 

no pós-Guerras. O Estado francês estendeu para a televisão o monopólio e o rígido controle que 

detinha sobre a radiodifusão com a Radiodiffusion Française (RDF), que, a partir de 1949, 

passou a chamar Radiodiffusion-Télévision Française (RTF) e posteriormente Office de 

Radiodiffusion-Télévision Française (ORTF) (VALENTE, 2009, p. 157-71). 

Em outros países da Europa o modelo televisivo público também foi adotado, assim 

como no Japão, Austrália e Canadá, entretanto com um maior atraso na implantação do setor 

televisivo quando comparado aos casos europeus citados e também aos dos EUA, México e 

Brasil. Nos Países Baixos as emissões regulares começaram em 1951, na Itália e Canadá em 

1952, na Bélgica, Dinamarca e Japão em 1953, na Áustria e Luxemburgo em 1955, na Austrália 

em 1956, na Suécia, Finlândia e antiga Iugoslávia em 1958, e na Noruega em 1960. Nos países 

do leste europeu, então sob influência política da antiga URSS, o desenvolvimento do setor 

televisivo foi ligeiramente mais rápido, mas as informações veiculadas eram controladas de 

muito perto pelos regimes socialistas. Aparentemente, nesses países se estabeleceu um modelo 

de televisão de governo. Assim, Moscou inicia suas emissões televisivas a partir de 1948, a 

antiga Leningrado em 1950 e Kiev em 1952.  

A América Latina acreditou ser herdeira do modelo comercial estadunidense ou do 

público da Europa Ocidental. Entretanto, em muitos países latino-americanos predominou um 

modelo de televisão de governo, ainda que, em alguns casos, por alguns períodos. Na maioria 



4 
 

 
 

dos países da América Latina existiram, e ainda existem, emissoras chamadas públicas apenas 

pelo fato de não pertencerem a iniciativa privada. O surgimento da televisão latino-americana 

ocorreu em um período, entre as décadas de 1950 e 1960, no qual a maior parte dos países 

estava sobre regimes autoritários: Batista em Cuba, Perón na Argentina, Péres Jiménez na 

Venezuela, Rojas Pinilla na Colômbia, Ódria no Peru, Stroessner no Paraguai e Ovando Candía 

na Bolívia (CIFUENTES, 2002, p. 133). Sendo assim, grande parte dos países da América 

Latina inicia suas transmissões televisivas com um modelo de governo.  

Exceções a essa regra apresentaram-se no México, Brasil, Uruguai e Chile, sendo os três 

primeiros alinhados ao modelo comercial norte-americano. No dia 31 de agosto de 1950, dias 

antes da TV Tupi de São Paulo entrar no ar, foram ao ar as imagens do Canal 4 XHDF-TV, 

primeira emissora do México e da América Latina, cuja concessão foi outorgada a Rómulo 

O´Farril Filho e funcionando sob a denominação Televisão do México. O desenvolvimento da 

televisão brasileira e mexicana foi muito parecido, entretanto, lá, o governo federal permitiu a 

formação de um monopólio privado. Em 1955, foi instituído o Telesistema Mexicano, com a 

fusão dos canais em operação até aquele ano, 2, 4 e 5, e que haviam sido concedidos a diferentes 

empresários já atuantes no campo da comunicação social. Em 1968, iniciaram-se as 

transmissões do Canal 8, Television Independente de México, pertencente ao grupo Visa 

(Valores Industriales). Da fusão entre o Telesistema Mexicano e a Television Independente de 

México surgiu a Televisa, um dos maiores conglomerados televisivos até os dias de hoje 

(ELENES, 2000, p. 147-61). Apesar da hegemonia do modelo comercial, a televisão mexicana 

desenvolveu-se estreitamente ligada aos interesses do governo unipartidário, inclusive 

convivendo com denúncias sobre suas ambições e a conivência com o Estado em possíveis 

atuações ilícitas (DORELLA, 2012, p. 186). 

A televisão no Uruguai teve um desenvolvimento mais modesto quando comparado a 

mexicana e a brasileira. O início das transmissões televisivas uruguaias é originário da iniciativa 

privada, tendo suas primeiras transmissões permanentes em 1957, com a TV Saeta, canal 10, 

pertencente ao grupo Fontaina de Defeo (AMAYA; CALCAGNO, 2000, p. 177-8). O caso 

chileno pode ser considerado como exceção da exceção dos países latino-americanos, pois a 

implantação da televisão no Chile não se deveu essencialmente ao capital privado e nem 

propriamente ao governo federal, mas, sim, da experimentação técnica das universidades, 



5 
 

 
 

ficando durante anos confiada a elas (ZOLEZZY; CASTELÓN; ARAOS, 2000, p. 119-20). 

Portanto, a televisão chilena se estabelece através de um modelo público.  

A consequência imediata da opção por um modelo não comercial, não voltado para a 

conquista de telespectadores visando verbas publicitarias, seria um equilíbrio um pouco maior 

nas programações televisivas entre informação, educação e entretenimento, elementos que Asa 

Briggs e Peter Burke denominam como uma tríade quase que sagrada para os meios de 

comunicação social (BRIGGS; BURKE, 2004, p. 193). 

Com o lugar que a televisão foi ocupando na vida cotidiana e suas possibilidades de 

influência sobre os cidadãos, setores da sociedade norte-americana e europeia passaram a 

discutir mais firmemente e dirigir a atenção para os riscos da informação única, expediente que 

se estendeu pela América Latina. Percebeu-se, assim, a necessidade de alargar o conjunto das 

emissões televisivas. Essa demanda reascendeu o debate sobre a problemática dos dois modelos 

televisivos, o público e o privado, e deu margem para a coexistência dos dois, que poderia ser 

marcada pelo equilíbrio e pelas riquezas da diversidade. 

Na Grã-Bretanha houve pressão de setores sociais como da Igreja anglicana, além de 

empresários e políticos, para que o monopólio da BBC fosse quebrado. Em 22 de setembro de 

1955 nasceu a Independent Television (ITV), comandada por uma autoridade independente 

pública, a Independet Television Authority (ITA). A ITV era responsável por transmitir e 

supervisionar a programação. A produção dos programas eram feitas por empresas 

concessionárias que pagavam um aluguel pelo espaço na transmissão e tinham direito de vender 

publicidade. Portanto, não foi constituído um sistema comercial puro na Grã-Bretanha, pois não 

haviam emissoras comerciais. Tratou-se da constituição de um sistema de televisão comercial 

controlado. As empresas concessionárias que compunham a ITV não detinham o comando 

sobre o sistema de transmissão, que era realizado pela corporação pública ITA. O duopólio 

formado pela BBC e ITV permaneceu por trinta anos, até a década de 1980, com as transmissões 

por cabo. Muitos analistas da década de 1960 consideraram que a qualidade da televisão 

britânica cresceu com a concorrência criada para a BBC na década anterior (LEAL FILHO, 

1997, p. 48-85). 

Entretanto, na maior parte dos países europeus o modelo exclusivamente público ou de 

governo prevaleceria, apesar de, como no caso britânico, sofrerem pressões de setores sociais. 



6 
 

 
 

O setor empresarial queria se valer do meio televisivo para expor ainda mais seus produtos. 

Alguns grupos objetivavam o fim da informação dada por apenas um emissor. Vários 

empreendedores, notadamente já atuantes no setor de comunicação social, almejavam ter suas 

emissoras televisivas. Contudo, somente ao longo da década de 1980 começam a se concretizar 

algumas alternativas no setor televisivo europeu. Na França, em 1982, foi promulgada a lei que 

permitiu a concessão de canais para pessoas e empresas privadas, assim como a privatização 

das emissoras existentes (VALENTE, 2009, p. 158). Dois anos depois, a Alemanha possibilitou 

a utilização de seu espaço eletromagnético pela iniciativa privada, expediente adotado por 

outros países posteriormente, como Portugal e Espanha (VALENTE, 2009, p. 48). 

Nos Estados Unidos, diante da carência cultural e educativa imposta pelo modelo 

comercial televisivo adotado, foi aprovado, em 1967, o Public Broadcasting Act, que previa a 

instituição de uma rede de televisão pública. Em 1969, foi criada a Corporation for Public 

Broadcasting, destinada a repartir as verbas públicas destinadas a subsidiar a rede e planificar 

o desenvolvimento do projeto. Em 1979, foi fundada a PBS (Public Broadcasting Service), com 

objetivo de organizar em rede as emissoras públicas, que, com o apoio do governo federal e de 

mecenas como a Fundação Ford, foram surgindo naquele país. Entretanto, os resultados 

alcançados por essa rede de televisão se revelaram frágeis e restritos. Mesmo assim, em termos 

de conteúdo, a PBS se prestou de forma eficiente ao papel educativo, sobretudo diversificando 

a oferta de programas infanto-juvenis, muitos dos quais premiados e exibidos 

internacionalmente, como o Sesame Street (JEANNENEY, 1996, p. 243-6). 

No Canadá o monopólio público durou apenas um ano. Em 1953, seu governo federal 

concede às empresas privadas o direito de operação de canais de televisão. Com amplo 

potencial de investimento, as emissoras comerciais não tardariam em obter maiores índices de 

audiência, inclusive através da compra de programas estadunidenses (SILVA, 2009, p.  86). 

Na América Latina, nos países que iniciariam com um modelo de televisão de governo, 

ao longo do tempo conviveram com outros modelos e com o duplo setor, como Argentina, 

Bolívia e Colômbia. A história da televisão argentina é entrecortada por vaivéns políticos que 

refletem em seus modelos televisivos e em alguns momentos permitem a existência do duplo 

setor. A primeira emissora de TV da Argentina era de posse do Estado. Dois anos depois, em 

1953, uma nova legislação permitiria a coexistência de emissoras estatais e privadas, mas 



7 
 

 
 

manteve um grande poder de intervenção por parte do governo no sistema televisivo. No final 

da década de 1950, com algumas alterações legais é possível a prosperidade de canais 

televisivos privados. Entretanto, durante a terceira presidência de Juan Domingo Perón, iniciada 

em 1973, as concessões privados não foram renovadas e o modelo televisivo de governo 

voltaria a ser preponderante, com a exceção do Canal 9. O modelo comercial argentino, 

hegemônico nos dias de hoje, iria se consolidar somente a partir da presidência de Carlos 

Menem, no final da década de 1980 (BACCIN, 2000, p. 27-31). 

Na Colômbia, segundo a definição de Rincon, a televisão é “filha de militar, nasceu 

querendo ser cultural e terminou vendida a quem pagava melhor”. A primeira emissora, 

vinculada ao governo entrou no ar em 1954. Em 1965, foi inaugurado o Canal Dos com 

“tendência comercial”. Cinco anos depois, estreou o Canal Três, de “interesse público”. Mas a 

partir de 1998 a televisão comercial passaria a ser a preponderante (RINCON, 2000, p. 81-115). 

Já a televisão boliviana teve um desenvolvimento bem mais tardio, começando de 1969, com o 

Canal 7, da Empresa Nacional de Televisão. A televisão estatal imperou solitária até o início 

da década de 1980, quando surgiram as primeiras emissoras privadas (VILLANUEVA; 

MILLER; 2000, p. 41-3). 

Os países latino-americanos em que a televisão se estabeleceu com base no modelo 

televisivo estadunidense não tardariam em apresentar alternativas as emissoras comerciais, 

ainda que complementares, não propriamente concorrentes, como no México e Uruguai. No 

primeiro, apesar da hegemonia do modelo televisivo comercial, ancorado em um monopólio 

privado que resultou na Televisa, em 1959, iniciara as transmissões, na Cidade do México, do 

XEIP-Canal 11, pertencente ao Instituto Politécnico Nacional (instituição pública de ensino 

superior), e considerada a primeira emissora publica da América Latina. Em 1972, o governo 

mexicano comprou sua primeira emissora de televisão, a XFDF-Canal 13, da capital federal, 

que era fruto de uma concessão para iniciativa privada e que havia iniciado suas transmissões 

quatro anos antes. Logo após sua compra, a emissoras recebeu ambiciosos investimentos 

oficiais que proporcionaram uma moderna infraestrutura de emissão e produção, resultando na 

ampliação de sua cobertura e uma maior qualidade técnica dos seus programas. Segundo o 

governo mexicano sua finalidade era atuar como uma “Televisión Cultural de Méxcio” (slogan 

do canal), aparentemente trazendo uma alternativa a programação televisiva da Televisa. O 



8 
 

 
 

Canal 13, a partir de 1985, integraria o Imevisión (Instituto Mexicano de La Television), que na 

década seguinte seria vendido para a iniciativa privada. Portanto, desde sua primeira década, o 

modelo comercial mexicano conviveu com alternativas, ainda que limitadas com relação a 

audiência e rendimentos, mas que buscavam dar um equilíbrio ao sistema televisivo, ofertando 

uma programação “cultural” (ESPINO, 1979, p. 1468).   

No Uruguai, apesar de a televisão caminhar em passos mais lentos com relação a 

inovações tecnológicas e audiência, notadamente quando comparada aos casos brasileiro e 

mexicano, a partir de 1963, foi ao ar o primeiro canal estatal, a CXB, canal 5. Neste momento, 

haviam três emissoras privados em operação. A programação das emissoras comerciais era 

constituída principalmente de produções estrangeiras, notadamente dos Estados Unidos, Brasil 

e Argentina. Uma das preocupações do Canal 5 era a produção de programas voltados para 

cultura nacional e regional do Uruguai. No final da década de 1970 e início da seguinte a 

televisão uruguaia teve uma expansão e um desenvolvimento tecnológico considerável. Até o 

final da década de 1990, o setor televisivo convivia com emissoras privadas, cujos proprietários 

continuavam os mesmos, e a emissora estatal, apesar da supremacia do modelo comercial 

(AMAYA; CALCAGNO, 2000, p. 177-95).  

A singularidade do caso Chileno na América Latina se deve ao fato de a televisão ter 

sido pensada em seu início como serviço público, não de governo e nem privado. A legislação 

chilena ligada ao setor televisivo não se mostrava atrativa para a iniciativa privada, notadamente 

por altos impostos e pela proibição de publicidades em alguns momentos de sua história. Sendo 

assim, os primeiros canais televisivos estavam ligados a universidades como a Pontifícia 

Universidade Católica, Universidade do Chile e a Universidade Católica de Valparaiso. A partir 

de 1969, as emissoras universitárias passariam a concorrer com um canal de caráter 

governamental, a Televisão Nacional do Chile (TVN). Após o golpe militar de 1973, a 

autonomia e o controle público de canais televisivos foram anulados. Na década de 1990, são 

permitidas concessões a empresas particulares, entretanto os canais mais assistidos 

continuariam sendo os da UC-TV, canal da Universidade do Chile, seguido pela TVN 

(ZOLEZZY; CASTELÓN; ARAOS, 2000, p. 119-46). 

 Independente do modelo televisivo hegemônico em cada país, a função social da 

televisão e seu papel educativo sempre foram discutidos. Quando a televisão ganhou, depois da 



9 
 

 
 

Segunda Guerra Mundial, o tremendo ímpeto que só a faria crescer indefinidamente, os países 

em que sua irrupção se fez sentir em primeiro lugar viram-se diante de um problema. 

Preocupavam-se com quais efeitos o novo meio iria ter sobre as pessoas, principalmente sobre 

os jovens. Livros publicados na época, em lugares como os Estados Unidos e Grã-Bretanha, 

assim como jornais e revistas, refletiam as preocupações diante do novo meio de comunicação 

social. As famílias se desassossegavam vendo as crianças da casa pregadas à televisão. Colégios 

soavam os alarmes diante dos deveres que ficavam por fazer. Não faltaram profetas que 

previam, com a televisão, o fim do hábito da leitura, o fim da cultura.  

Entretanto, com o passar o tempo, o que se viu foi a televisão cumprindo, ainda que com 

ressalvas, um papel educacional e cultural, em países onde o modelo comercial foi 

preponderante, como nos EUA, em localidades onde foram adotados o sistema público, como 

Grã-Bretanha e França, ou em que optaram por um modelo de governo, como a União Soviética. 

Na França haviam transmissões diárias que ocupavam horas com programas exclusivamente 

educativos, dirigidos às escolas do país, com uma produção considerada primorosa. Os 

professores, a princípio, reagiam à ideia, temerosos de que as aulas pela televisão obliterassem 

a figura do mestre. Mas, na concepção francesa de educação pela televisão, o professor 

continuaria indispensável, pois ele completaria e iluminaria os programas, que, por sua vez 

eram um recurso didático antes impensável para as escolas.  

Na Grã-Bretanha logo a educação entrou em circuito fechado de TV, com um canal 

exclusivo dirigido a colégios e universidades. Os aparelhos televisivos receberiam um canal 

extra, correspondente à televisão educativa, e vários programas poderiam ser transmitidos 

simultaneamente. Esta iniciativa era um passo adiante dos programas educativos que já eram 

transmitidos regularmente pela BBC e pelas emissoras independentes de televisão.  

Esses exemplos, entre outros, serviriam de referência para vários países, como os da 

América Latina. No Brasil e no México, os jornais e revistas se ocuparam em apresenta-los, 

suscitando debates sobre a função social da TV e seu papel educativo. 

Uma distinção importante a ser feita é que na França, Inglaterra, Alemanha, entre outros, 

a educação pela televisão se apresentou com uma função complementar, pois quase todas as 

crianças em idade escolar e quase todos os jovens nos diversos estágios de formação 

educacional já encontravam oportunidades dentro da escola. Em outros países, como os da 



10 
 

 
 

América Latina, a educação pela televisão se apresentou como possibilitadora de exercer função 

substitutiva, constituindo-se num elemento de expansão da rede escolar, multiplicadora das 

oportunidades de aprendizado e veículo de formação social.  

No início da década de 1970, os sistemas de ensino vigentes na América Latina 

evidenciavam a incapacidade de atender toda sua população no nível mínimo de instrução.  A 

distribuição desigual de oportunidades refletia na estratificação social, pois quase metade da 

população latino-americana empregada não tinha acesso à educação. O desejo e o esforço para 

identificar formas de educar as camadas sociais marginalizadas exigiam uma ótica diferente. A 

população crescia na América Latina à taxas mais altas do mundo. O índice de deserção escolar 

situava-se em torno de 54%. A porcentagem de analfabetismo caíra, entre 1950 e 1960, de 41% 

para 33%, mas o número dos que não sabiam ler passaria de 35,3 milhões para 37,6 milhões, 

que era a população à margem do consumo tanto de livros como de artigos de primeira 

necessidade (JORNAL DO BRASIL, 1968, p. 20).   

A Bolívia possuía uma das taxas de analfabetismo mais altas, chegando a 66% da 

população. O Chile uma das mais baixas, com cerca de 12%. No México, segundo o censo de 

1970, da população de 10 anos ou mais, 23% era analfabeta, e da de 6 anos ou mais, 34% sofria 

do mesmo problema (JIMENEZ-OTTALENGO, 1976, p. 611). No final da década de 1960, o 

Brasil possuía cerca de 20 milhões de analfabetos adultos e vastas áreas ainda não atingidas 

sequer pela educação primária. Nesta, 40% dos professores não possuírem diplomas (O 

CRUZEIRO, 1969, p. 118-9). 

Diante desse quadro educacional, as potencialidades da televisão se apresentavam como 

possibilitadoras de serem usadas para mensagens educativas e culturais, facilitada pela conversa 

informal entre telespectador e TV. No entanto, conforme abordamos acima, a dificuldade 

residiria em conciliar métodos pedagógicos com a linguagem veloz e complexa da televisão. A 

ideia de aulas televisionadas seriam pouco atrativas. Para se chegar a bons resultados seria 

necessário usar a linguagem própria do veículo de comunicação, assim servindo de grande 

utilidade social. Entretanto, a televisão educativa não deveria parecer uma enfermaria de 

emergência improvisada em escola, cabendo a função de dar conta de suprir as carências do 

sistema educacional, e, em alguns casos, ao mesmo tempo, de corrigir os caminhos tomados 

pelas emissoras comerciais (JORNAL DO BRASIL, 1976, p. 55). 



11 
 

 
 

A televisão apresentava-se para os países latino-americanos como o meio de 

comunicação com maior potencial para estimular e desenvolver social e culturalmente os 

cidadãos. Através da televisão seria possível colocar, ao alcance de todos, o melhor da arte e 

dos conhecimentos criados até então. Na América Latina a televisão pode atuar inclusive como 

um fator de união entre as pessoas. Um ponto de encontro e possível consenso entre as 

diversidades. Notadamente em países com dimensões continentais e com carências 

educacionais, o que torna a formação de um sentimento nacional ainda mais complexa. A 

televisão possibilitaria o encontro entre regionalismos e poderia sintetizar características 

nacionais, assumindo um papel de integração nacional. Segundo o escritor mexicano Otávio 

Paz, a televisão tornaria possível o dialogo social, que viria a ser estabelecido entre as diferentes 

culturas nacionais (O GLOBO, 1979, p. 29). 

Na maioria dos países latino-americanos a televisão se apresentava como teatro, cinema 

e entretenimento da maioria da população, podendo funcionar até como escola. Segundo 

pesquisa de 1972, a televisão tinha o peso de 70% entre os fatores de formação social dos 

brasileiros (O GLOBO, 1972, p. 13).  Entretanto, nem todos os países da América Latina tinham 

condições, em função de um desenvolvimento mais modesto da televisão, de fazer uso deste 

meio como uma ferramenta para sanar a fragilidade de seus sistemas educacionais, como 

Bolívia, Costa Rica, Equador e Paraguai.  

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

 

 

AMAYA, Martín; CALCAGNO, Juan Manoel. A televisão no Uruguai – TV empresarial e 

escassa produção nacional. In: REIMÃO, Sandra (Org.). Televisão na América Latina: 7 

estudos. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2000. 

 

 

BACCIN, Crisitna. A televisão aberta na Argentina: uma distribuição desigual e uma 

programação metropolitana. In: REIMÃO, Sandra (Org.). Televisão na América Latina: 7 

estudos. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2000. 

 

BARROS FILHO, Eduardo Amando de. Por uma televisão cultural-educativa e pública: a TV 

Cultura de São Paulo, 1960-1974. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.  

 



12 
 

 
 

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de 

Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004. 

 

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 

São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. 

 

CIFUENTES, Diego Portales. Televisão pública na América Latina: crises e oportunidades. In: 

RINCÓN, Omar (Org.). TV Pública: do consumidor ao cidadão. São Paulo: Friedrich-Ebert-

Stiftung, 2002. 

 

DORELLA, Priscila Ribeiro. Octavio Paz: estratégias de reconhecimento, polêmicas políticas 

e dabates midiáticos no México. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de 

Minas Gerais, 2012. 

 

ELENES, Laura Márques. México em tempos de televisão. In: REIMÃO, Sandra (Org.). 

Televisão na América Latina: 7 estudos. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de 

São Paulo, 2000. 

 

ESPINO, Efraín Pérez. El monopólio de la televisión comercial em México (El caso Televisa). 

Revista Mexicana de Sociologia. v. 41, n. 4, p. 1435-1468, 1979. 

 

 

INTERVOZES. Sistemas públicos de comunicação no mundo: experiência de doze países e o 

caso brasileiro. São Paulo: Paulus, 2009. 

 

JEANNENEY, Jean-Noël. Uma história da comunicação social. Lisboa: Terramar, 1996. 

 

JIMENEZ-OTTALENGO, Regina. El perfil de los médios de difusión massiva em México. 

Revista Mexicana de Sociologia, v. 38, n. 3, p. 609-625, 1976. 

 

JORNAL DO BRASIL, Rio de Janeiro, período 01/1964 – 12/1981. 

LEAL FILHO, Laurindo. Atrás das câmeras: relações entre cultura, Estado e televisão. São 

Paulo: Summus, 1988. 

 

___________. A melhor televisão do mundo: o modelo britânico de televisão. São Paulo: 

Summus, 1997. 

 

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio 

de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. 

 

O CRUZEIRO, Rio de Janeiro, período 01/1950-12/1974. 

 

O GLOBO, Rio de Janeiro, período 01/1964 – 12/1981. 

 



13 
 

 
 

REIMÃO, Sandra (Org.). Televisão na América Latina: 7 estudos. São Bernardo do Campo: 

Universidade Metodista de São Paulo, 2000. 

 

RINCÓN, Omar. A televisão: uma das poucas coisas que unem a Colômbia. In: REIMÃO, 

Sandra (Org.). Televisão na América Latina: 7 estudos. São Bernardo do Campo: Universidade 

Metodista de São Paulo, 2000. 

 

__________(Org.). TV Pública: do consumidor ao cidadão. São Paulo: Friedrich-Ebert-

Stiftung, 2002. 

 

SILVA, Sinvaldo Pereira da. Sistema público de comunicação do Canadá. In: INTERVOZES. 

Sistemas públicos de comunicação no mundo: experiência de doze países e o caso brasileiro. 

São Paulo: Paulus, 2009.  

 

VALENTE, Jonas. Sistema público de comunicação da Alemanha. In: INTERVOZES. 

Sistemas públicos de comunicação no mundo: experiência de doze países e o caso brasileiro. 

São Paulo: Paulus, 2009. 

 

__________. Sistema público de comunicação da França. In: INTERVOZES. Sistemas 

públicos de comunicação no mundo: experiência de doze países e o caso brasileiro. São Paulo: 

Paulus, 2009. 

 

VILLANUEVA, Erick Torrico; MILLER, Karina Herrera Miller; Sardón, Esperanza Pinto 

Sardón. Trinta anos de televisão na Bolívia. In: REIMÃO, Sandra (Org.). Televisão na América 

Latina: 7 estudos. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2000. 

 

ZOLEZZY, Pía; CASTELÓN, Lúcia; ARAOS, Carlos. A televisão no Chile – um panorama. 

In: REIMÃO, Sandra (Org.). Televisão na América Latina: 7 estudos. São Bernardo do Campo: 

Universidade Metodista de São Paulo, 2000. 

 

 


